Friday, December 29, 2006

Nunca amamos alguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém.
É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos.
Isto é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa. (...)
As relações entre uma alma e outra, através de coisas tão incertas e divergentes como as palavras comuns e os gestos que se empreendem, são matéria de estranha complexidade. No próprio acto em que nos conhecemos, nos desconhecemos. Dizem os dois "amo-te" ou pensam-no e sentem-no por troca, e cada um quer dizer uma ideia diferente, uma vida diferente, até, porventura, uma cor ou um aroma diferente, na soma abstracta de impressões que constitui a actividade da alma.

Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

Wednesday, December 27, 2006


Dói-me a alma... Um traço lento de fumo ergue-se e dispersa-se lá longe... Um tédio inquieto faz-me não pensar mais em ti...
Tão supérfluo tudo! Nós e o mundo e o mistério de ambos.

Fernando Pessoa

Tuesday, December 26, 2006

Dia 12 acústico no Casino de Lisboa!

Os Xutos & Pontapés são, sem qualquer complexo de inferioridade, aquilo que os Rolling Stones conseguiram a nível planetário: uma banda que subsiste, já lá vão mais de 28 anos, a cumprir generosamente a missão de carregar às costas, desde o primeiro dia, a bandeira do rock.
Não tanto do rock enquanto apologia de um determinado modo de vida, popularizado na santíssima trindade do sexo & drogas & rock'n'roll, mas precisamente por recriarem ao longo da sua carreira e com intensa galhardia o tema "It´s only rock'n'roll but I like it".
(...)
A carreira dos Xutos & Pontapés, desde que eram punks mauzões até serem condecorados pelo presidente Jorge Sampaio, é em tudo exemplar; não só para os músicos portugueses. Não por acaso, se encontramos algum tema recorrente nos seus discos, ou nos títulos dos seus álbuns (...), ele é, precisamente, a constataçãodos obstáculos que a cada um se colocam ao longo da vida. Talvez por isso tenham chegado onde chegaram.
Resta dizer que a par de outros artistas portugueses bem sucedidos, eles não têm contrato discográfico (ou, como acontece noutros casos, estão associados a companhias discográficas estrangeiras). Os seus rendimentos provêm, essencialmente, daquilo que fazem quando sobem a um palco. Aí, não há que ter medo dos mp3.

Blitz, Miguel Francisco Cadete

Thursday, December 21, 2006

Metafísica para a Ana



Suponhamos que vejo diante de nós uma rapariga de modos masculinos. Um ente humano vulgar dirá dela, "Aquela rapariga parece um rapaz". Um outro ente humano vulgar, já mais próximo da consciência de que falar é dizer, dirá dela, "Aquela rapariga é um rapaz". Outro ainda, igualmente consciente dos deveres da expressão, mas mais animado do afecto pela concisão, que é a luxúria do pensamento, dirá dela, "Aquele rapaz". Eu direi, "Aquela rapaz", violando a mais elementar das regras da gramática, que manda que haja concordância de género, como de número, entre a voz substantiva e a adjectiva. e terei dito bem; terei falado em absoluto, fotograficamente, fora da chateza, da norma, e da quotidianidade. Não terei falado: terei dito. A gramática, definindo o uso, faz divisões legítimas e falsas. Divide, por exemplo, os verbos em transitivos e intransitivos; porém, o homem de saber dizer tem muitas vezes que converter um verbo transitivo em intransitivo para fotografar o que sente, e não para, como o comum dos animais homens, o ver às escuras. Se quiser dizer que existo, direi "Sou". Se quiser dizer que existo como alma separada, direi "Sou eu". Mas se quiser dizer que existo como entidade que a si mesma se dirige e forma, que exerce junto de si mesma a função divina de se criar, como hei-de empregar o verbo "ser" senão convertendo-o subitamente em transitivo? E então, triunfalmente, antigramaticalmente supremo, direi "Sou-me". Terei dito uma filosofia em duas palavras pequenas. Que preferível não é isto a não dizer nada em quarenta frases? Que mais se pode exigir da filosofia e da dicção? Obedeça à gramática quem não sabe pensar o que sente. Sirva-se dela quem sabe mandar nas suas expressões. Conta-se de Sigismundo, Rei de Roma, que tendo, num discurso público, cometido um erro de gramática, respondeu a quem dele lhe falou, "Sou Rei de Roma, e acima da gramática". E a história narra que ficou sendo conhecido nela como Sigismundo "super-grammaticam". Maravilhoso símbolo! Cada homem que sabe dizer o que diz é, em seu modo, Rei de Roma. O título não é mau, e a alma é ser-se.

Fernando Pessoa

Monday, December 04, 2006

porque sem voces nada seria igual

Eram os seres que ansiava ver havia dois meses e meio, eram os abraços que haviam ficado por dar, eram os sorrisos que queria ver e os olhos que procurava todos os dias.
Nunca correu tanto, o ar não chegava a fazer o circuito completo dentro do seu organismo, mas isso pouco importava, a meta esta ali, a dois metros e pela primeira vez, em dois meses e meio a água insistia em querer sair do seu corpo, quando o coração batia de felicidade.
Eram os quatro seres que mais ansiava ver. E viu.
Não tiveram as converesas que costumavam ter, nem poderiam, o tempo era demasiado escasso e existiam dois meses e meio de intervalo. Tiveram as refeições que costumavam partilhar, as gargalhadas, a alegria, os disparates. Tiveram cantigas na rua e tentativas de fusão, visitas a lojas e fugas de lojas.
Tiveram tanto...e por tão pouco tempo. Faltam 3 semanas para que possam repor um pouco mais do que lhes falta, para que possam abraçar-se novamente.

Amei o fim-de-semana.
Desculpem pelos momentos em que estive mais rabuja e vos pareci mais triste. Que fique claro que nem por um momento este fim-de-semana estive triste (excepto no domingo quando vi um carro pequenino, azulinho a afastar-se). Se tive mais murcha foi porque estava a ficar constipada e quando começo a ficar constipada sempre fico mais ronhó-nhó.
Obrigada. Obrigada pela visita, pelas surpresas, pelos disparates, por tudo. Obrigada por existirem e serem parte da minha vida.
Adoro-vos muito mesmo. Tenho saudades.

Beijão