Saturday, July 28, 2007


Separo-me de mim e vejo que sou um fundo dum poço.
Morreu quem eu nunca fui. Esqueceu a Deus quem eu havia de ser.
Bernardo Soares, O Livro do Desassossego

Sunday, July 22, 2007

Como quem visita um lugar onde passou a juventude, consigo, com um cigarro barato, regressar inteiro ao lugar da minha vida em que era meu uso fumá-los. E através do sabor leve do fumo todo o passado revive-me.
(...)
É o fumo do cigarro o que mais espiritualmente me reconstrói momentos passados. (...) Por isso mais em grupo e transferência me evoca as horas que morri, mais longínquas as faz presentes, mais nevoentas quando me envolvem, mais etéreas quando as corporizo. Um cigarro ao mentol, um charuto barato toldam de suavidade alguns meus momentos. Com que subtil plausibilidade de sabor-aroma reergo os cenários mortos e empresto outra vez as cores de um passado, tão século XVIII sempre pelo afastamento malicioso e cansado, tão medievais sempre pelo irremediavelmente perdido.

Bernardo Soares, O Livro do Desassossego

Tuesday, July 17, 2007

O Dr. Freud explica isso muito bem

Falando aos imigrantes, o primeiro-ministro Sócrates teve um lapsus linguae daquele que o Dr. Freud não desdenharia incluir nos seus livros.
"Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias, e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um País mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído".
Foi o Id, que não mente, que falou por ele e o Id, fala sempre verdade. O Ego dominou a frase até "um país mais justo" e depois soçobrou na verdade, mas voltou logo ao de cima pedindo perdão.

José Pacheco Pereira, Sábado

Adoro também a barreira que o Sócrates impõe. É ele, e os outros. Os imigrantes.

Monday, July 09, 2007

Certamente eivado pelo entusiasmo, o guitarrista Keith Richards falou ao semanário britânico New Musical Express e, ao seu melhor estilo, revelou ter inalado as cinzas do seu próprio pai. "A coisa mais estranha que snifei? O meu pai! Ele foi cremado e não resisti. O meu pai não se teria importado. Correu tudo bem e ainda estou vivo".

Blitz