Os Xutos & Pontapés são, sem qualquer complexo de inferioridade, aquilo que os Rolling Stones conseguiram a nível planetário: uma banda que subsiste, já lá vão mais de 28 anos, a cumprir generosamente a missão de carregar às costas, desde o primeiro dia, a bandeira do rock.
Não tanto do rock enquanto apologia de um determinado modo de vida, popularizado na santíssima trindade do sexo & drogas & rock'n'roll, mas precisamente por recriarem ao longo da sua carreira e com intensa galhardia o tema "It´s only rock'n'roll but I like it".
(...)
A carreira dos Xutos & Pontapés, desde que eram punks mauzões até serem condecorados pelo presidente Jorge Sampaio, é em tudo exemplar; não só para os músicos portugueses. Não por acaso, se encontramos algum tema recorrente nos seus discos, ou nos títulos dos seus álbuns (...), ele é, precisamente, a constataçãodos obstáculos que a cada um se colocam ao longo da vida. Talvez por isso tenham chegado onde chegaram.
Resta dizer que a par de outros artistas portugueses bem sucedidos, eles não têm contrato discográfico (ou, como acontece noutros casos, estão associados a companhias discográficas estrangeiras). Os seus rendimentos provêm, essencialmente, daquilo que fazem quando sobem a um palco. Aí, não há que ter medo dos mp3.
Blitz, Miguel Francisco Cadete
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment