Friday, August 18, 2006

Memórias Esquecidas II

Partilho uma sanita com um traficante de droga. Já fiz negócio com um violador com três condenações(...). Já me instalei para ver tv ao lado de um homem que matou a mulher e depois a cortou aos bocados com uma faca Ginsu(...).
No ano passado, tive a conversa dos "estranhos" com a Sophie: não aceites doces de uma pessoa que não conheces, nunca entres no carro de ninguém excepto no nosso, não fales com desconhecidos. A Sophie, que nasceu numa cidadezinha do New Hampshire onde as pessoas a conheciam pelo nome quando andava pela rua, não conseguiu entender os avisos.
- Como sabemos que são os homens maus? - perguntou ela. - Conseguimos perceber só de olhar?
O que eu devia ter-lhe dito nessa altura era: "Sim, mas tens de estar a olhar no momento certo." Porque o mesmo homem que rouba uma loja armado de uma faca, pode, num semáforo, voltar-se e sorrir. O tipo que violou uma rapariga de treze anos pode estar a cantar hinos ao teu lado na igreja. O pai que raptou a sua filha pode estar a viver na casa ao lado da tua.
Mau não é um termo absoluto, mas sim relativo. Perguntem ao ladrão que usou o dinheiro que roubou para alimentar o seu filho pequeno; ao violador que foi molestado sexualmente enquanto era criança; ao raptor que acreditava verdadeiramente que estava a salvar uma vida. E só porque transdredimos a lei, isso não significa que tenhamos intencionalmente ultrapassado os limites para o mal. Por vezes, os limite vêm até nós, e quando damos por isso, já estamos do outro lado.

[in Memórias Esquecidas, Jodi Picoult]

2 comments:

Koala said...

Isto é mm texto á Klau á nha amante... Bonito...*********** Tadoro

Jay Dee said...

A rita falou me logo neste texto quando o leu lol.
Fez lembrar o bairro =P