Thursday, August 24, 2006

Memórias Esquecidas III

- Tu estavas no negócio de produção de metanfetamina? Tens alguma noção do que essa droga faz às pessoas?
- Nós não íamos dá-la de graça - diz o Conciso bruscamente. - Se alguém fosse suficientemente idiota para se manter nisso, problema dele.
Abano a cabeça com repulsa.
- Se fizeres isso, as pessoas virão.
- Se fizer isso - diz Conciso - , pagarei a minha renda. Se fizer isso posso pagar aos agiotas. Se fizer isso, posso pôr sapatos nos pés dos meus filhos e comida nas suas barrigas, e talvez até possa, de vez em quando, aparecer com um brinquedo que todos os outros malditos miúdos da escola já têm - ele olha para mim. - Se eu fizer isso, talvez o meu filho não tenha de o fazer quando crescer.
É espantoso - os segredo que conseguimos guardar, quando estamos a viver lado a lado.
- Não me disseste nada.
Conciso levanta-se e apoia as mãos no beliche superior.
- A mãe morreu de overdose. Ele vive com a irmã dela, que nem sempre se incomoda a cuidar dele. Tento enviar dinheiro para ter a certeza que ele toma o pequeno-almoço e recebe senhas de almoço na escola. Também tenho uma pequena conta bancária para ele. No caso de ele não querer pertencer a um gang de rua, percebes? No caso de ele querer ser astronauta ou jogador de futebol ou algo do género - tira um pequeno bloco de notas do seu beliche. - Estou a escrever para ele. Tipo um diário. Para que ele saiba quem é o pai quando souber ler.
É sempre mais fácil julgar uma pessoa do que descobrir o que poderá tê-la levado ao ponto de fazer algo ilegal ou moralmente repreensível, por acreditar sinceramente que ficará melhor assim.

[in Memórias Esquecidas, Jodi Picoult]

Amanhã vamos visitar nossa familia....yeahhh!=)
***

1 comment:

Jay Dee said...

So true...